ORGANIZADORES
Jocileide Sales Campos
Janaira Fernandes Severo Ferreira
Nabel Anderson de Lencaster Saldanha da Cunha
Rosângela de Brito Sales
Data de divulgação dos trabalhos
Aceitos: 05 / 09 / 2025
Data da divulgação dos três melhores trabalhos científicos no site do congresso: 10 / 09 / 2025
1. ORIENTAÇÕES GERAIS
- Podem ser inscritos trabalhos da área de saúde da criança e do adolescente, escritos em língua portuguesa;
- Todo o procedimento deverá ser realizado on-line, no site do Evento: https://congressoceped2025.com.br
- Não serão aceitos trabalhos enviados por outros meios;
- Cada TRABALHO, deverá ter pelo menos um autor inscrito no Congresso e estar de acordo com as normas exigidas;
- Cada participante poderá ser autor principal em até 04 (quatro) trabalhos científicos, o mesmo vale para co-autor;
- Quantidade máxima de autores por trabalho – 7 (sete), incluindo o orientador;
- Um dos autores deverá, portanto, ser designado como orientador;
- Data limite para recebimento de trabalho científico: 13/08/2025 – Prorrogado até 24/08/2025 as 23:59
- Ao se cadastrar cada participante deverá informar um e-mail e uma senha para ter acesso a área restrita e segura que permitirá enviar os trabalhos científicos;
- Os dados pessoais devem ser cadastrados corretamente, pois servirão para a publicação de trabalhos científicos e para sua inscrição no Evento;
- Certifique-se de que o e-mail informado esteja correto. Todas as informações pertinentes à avaliação dos trabalhos e ao evento, serão enviadas via este e-mail;
- O CPF é um campo de identificação do autor principal, que ao cadastrar o trabalho deverá cadastrar também os números de CPF dos demais autores.
- Os campos resumo e palavras-chaves devem estar corretamente preenchidos;
- Certifique-se que ao final da submissão do trabalho todos os itens foram preenchidos e enviado.
- Antes do envio dos trabalhos, os autores devem se certificar de que não há conflito de interesses;
- A Comissão de Temas Livres (CTL) somente analisará os trabalhos que sigam as normas estabelecidas. Não será efetuado nenhum tipo de correção ou inclusão de informação, seja no resumo, no título ou autoria do trabalho. ANTES de enviar o resumo, os autores deverão fazer revisão para correção de ERROS GRAMATICAIS!
- O conteúdo dos trabalhos é de inteira responsabilidade dos autores/coautores.
- Ao enviar o trabalho para seleção, os autores/coautores autorizam a Comissão Organizadora do Congresso a publicar ou divulgar o trabalho em todos os meios de comunicação, não cabendo qualquer pagamento por direito autoral.
1.1 SERÃO ACEITOS OS SEGUINTES TRABALHOS:
- Pesquisa quantitativa: pesquisas que utilizam metodologia quantitativa no seu desenho;
- Pesquisa qualitativa: pesquisas que utilizam metodologia qualitativa no seu desenho;
- Relatos de experiência: trabalhos que relatam experiências que explorem um método ou problema por meio do exemplo;
- Temas de revisão: trabalhos que apresentam síntese atualizada do conhecimento disponível sobre matérias das ciências da saúde da criança e do adolescente;
- Relato de caso: trabalhos que relatam casos clínicos. É recomendado, que o paciente/responsável, assine um Termo de Consentimento, ou na impossibilidade deste, a instituição onde ocorreu o atendimento do mesmo, assine um Termo de Fiel Depositário, em observância às Normas de pesquisa em seres humanos conforme Resolução 466/12- CNS. O autor deverá manter a posse desse documento, visando preservar os aspectos éticos do relato de caso.
2. PASSOS PARA PREPARAÇÃO DO TRABALHO A SER INSCRITO:
- O texto do trabalho deve ter o formato conforme mostrado no modelo, contendo título, (em letras maiúsculas), seguido pelos nomes completos dos autores e identificação do Setor, Departamento, Instituição e Estado onde o trabalho foi realizado; O título deve ser alinhado ao centro, em negrito e em caixa alta;
- Os nomes dos autores devem ser inseridos abaixo do título e alinhados ao centro
- O trabalho deve ser redigido na ortografia oficial, utilizando o programa Word, em tamanho A4 (21 cm x 29,7 cm), com fonte tamanho 12, letra Arial, espaçamento simples, justificado, com margens de 3 cm em cada um dos lados;
- O tamanho do trabalho não deve ultrapassar 750 palavras;
- O trabalho científico deverá conter: título, introdução, objetivos, métodos, resultados, discussão, conclusão/recomendações, referências e apoio financeiro (se ou quando existir)
- Em trabalhos tipo “relato de caso”, a estrutura deve conter: título, introdução, objetivos, relato de caso, conclusão/recomendações, referências e apoio financeiro (se, ou quando existir)
- Em relatos de experiência: título, introdução, objetivos, relato da experiência, reflexão sobre a experiência, conclusão/recomendações, referências e apoio financeiro (se, ou quando existir)
- Os resultados quantitativos não serão aceitos sem os valores numéricos (e.g.:média e desvio padrão ou erro padrão, porcentagem, valor absoluto).
- Trabalhos com descrições do tipo “os resultados serão apresentados por ocasião do evento” serão rejeitados;
- Não devem ser enviados mais de um Trabalho baseado em uma mesma investigação.
- O apresentador do trabalho deverá ser identificado com um asterisco.
- Os trabalhos serão aceitos ou recusados, não havendo retorno ao autor para correções.
- Trabalhos com múltiplos erros ortográficos e gramaticais serão sumariamente recusados;
- O material apresentado no Congresso deve ser semelhante àquele descrito no trabalho inscrito.
- Para efeito de arquivamento devem ser indicadas 3 (três) palavras-chave, que deverão ser inseridas no campo específico do sistema. Para tanto, utilizar descritores em Ciências da Saúde (consultar opções no site http://decs.bvs.br/ ).
3. MODELO CONSOANTE O TIPO DE TRABALHO
3.1 TRABALHO CIENTÍFICO:
Título: Existe um espaço específico no sistema para inserir o título, não sendo necessário digitar novamente no corpo do trabalho a ser inscrito.
Informar: Autores, Divisão de Execução, Hospital dos Enfermos, Departamento de Divulgação, Universidade dos Projetos, Laboratório de Medicina Experimental, Universidade das Descobertas, Fortaleza – Ceará.
Introdução: Relacionar os fundamentos para a execução do trabalho. Citar a literatura.
Objetivos: Relacionar os objetivos principal e secundários, para execução do trabalho.
Métodos: Descrever um breve resumo dos métodos empregados para alcançar os objetivos, desenhos de estudo.
Resultados: Descrever os resultados obtidos
Discussão: Comparar os resultados obtidos com aqueles de estudos semelhantes na literatura, se aplicáveis.
Conclusão/recomendações: a conclusão/recomendações tem que necessariamente estar alicerçada nos resultados apresentados e responder aos objetivos propostos.
Referências: citar no mínimo duas referências, com base na ABNT
Apoio Financeiro: se houver, deve ser mencionado na última linha
3.2 RELATO DE CASO
Título: Há um espaço específico no sistema para inserir o título, não é necessário digitar novamente no local do resumo.
Informar: Autores, Divisão de Execução, Hospital dos Enfermos, Departamento de Divulgação, Universidade dos Projetos, Laboratório de Medicina Experimental, Universidade das Descobertas, Fortaleza – Ceará.
Introdução: deve incluir contextualização, relevância e justificativa do trabalho, alinhados ao seu objetivo.
Objetivos: relacionar os fundamentos e os objetivos para execução do estudo do caso.
Relato de caso: descrever de forma sucinta os pontos principais do caso clínico a ser relatado
Conclusão/recomendações: A conclusão tem que necessariamente estar alicerçada nos dados relativos ao caso clínico apresentado.
Referências: citar no mínimo duas referências, com base na ABNT
Apoio Financeiro: se houver, deve ser mencionado na última linha
3.3 “RELATO DE EXPERIÊNCIA”
Título: Há um espaço específico no sistema para inserir o título, não é necessário digitar novamente no local do resumo.
Informar: Autores, Divisão de Execução, Hospital dos Enfermos, Departamento de Divulgação, Universidade dos Projetos, Laboratório de Medicina Experimental, Universidade das Descobertas, Fortaleza – Ceará.
Introdução: deve incluir contextualização, relevância e justificativa da experiência, alinhados ao seu objetivo.
Objetivos: relacionar os fundamentos e os objetivos da experiência.
Relato da experiência: descrever de forma sucinta os pontos principais da experiência e apresentar reflexões contextuais sobre a mesma.
Reflexões sobre a experiência: apresentar comentários sobre a efetividade, o impacto (quando for possível) e a relevância da Experiência. Mostrar a utilidade e o potencial da experiência para aplicação em situações similares ou outros estudos. Comentar sobre a efetividade, o impacto (se possível) e a relevância da experiência.
Conclusão/Recomendações: a conclusão tem que necessariamente estar alicerçada na experiência relatada, podendo ser apresentadas recomendações
Referências: citar no mínimo duas referências, com base na ABNT
Apoio Financeiro: se houver, deve ser mencionado na última linha
4. PASSOS PARA SUBMISSÃO / AVALIAÇÃO DO TRABALHO
4.1 SUBMISSÃO:
A submissão de trabalhos está condicionada à inscrição no evento. Pelo menos um dos autores — preferencialmente o apresentador — deverá estar devidamente inscrito.
A submissão só será liberada após a confirmação do pagamento da inscrição, que será processada automaticamente pelo sistema.
4.2 RESULTADO:
O autor que submeter o Trabalho verificará se o mesmo foi aceito, através de uma lista publicada no site do Evento, até 05 de setembro de 2025.
4.3 APRESENTAÇÃO:
Os autores dos trabalhos aceitos devem verificar no site do evento as devidas orientações para a apresentação em formato de E-poster ou vídeo (quando premiado)
4.3.1 APRESENTAÇÃO DO TRABALHO EM FORMATO E-POSTER
O autor que tiver seu trabalho aprovado pela Comissão de organização e de avaliação dos temas livres deverá submetê-lo em forma de e-poster, através do espaço do congressista no site https://congressoceped2025.com.br impreterivelmente, no período de 12 a 15 de setembro de 2025, formato Power Point (PPT), conforme modelo padrão que será disponibilizado no site do Evento.
Os e-posters estarão continuamente expostos nas telas inteligentes, disponíveis no local do Evento, no primeiro dia do congresso 18 de setembro de 2025. As apresentações serão disponibilizadas em sequência, e cada apresentação terá uma ordem de aparição, repetida de maneira periódica.
5. PREMIAÇÃO / VÍDEOS
Serão melhor classificados os trabalhos com relevância em relação à situação de saúde da atualidade e que observem as normas definidas.
Os três melhores trabalhos classificados serão divulgados no dia 10 de setembro de 2025 através do site do evento.
Os autores dos três trabalhos classificados produzirão vídeos (duração mínima de 3 minutos e máxima de 5 minutos; resolução de boa qualidade, em formato MP4 e Tamanho máximo de 24 MB) que deverão ser enviados até o dia 15/09/2025 via e-mail da socep: socep@pediatriaceoficial.com e serão apresentados e comentados no dia 19 de setembro de 2025 às 15h00, quando será anunciada a classificação e a premiação dos mesmos
6. SOBRE A AVALIAÇÂO E OS AVALIADORES DOS TRABALHOS RECEBIDOS
A avaliação dos trabalhos científicos é um processo que requer extrema seriedade e competência do avaliador e da COATL, exigindo ética, atuação imparcial e confidencial, bem como “expertise” na área para a qual os resumos estão sendo submetidos – saúde da criança e do adolescente.
Os avaliadores analisarão os trabalhos que lhes forem destinados de acordo com recomendações/critérios contidos nas “Normas para submissão de Trabalhos Científicos”, elaboradas/aprovadas pela CTL, aprovadas pela Diretoria do Congresso. Para isso, os resumos lhes serão encaminhados na ordem da submissão dos mesmos.
A análise dos trabalhos será feita em modo de avaliação por pares, ou seja, cada trabalho será avaliado por dois avaliadores.
Condição indispensável (sqn) para ser um avaliador: ser pediatra, ser sócio da SBP/SOCEP e estar quite com a associação.
Além desta ressalva, devem atender, também, pelo menos dois dos seguintes critérios definidos pela CTL:
- Estar vinculado ao ensino em Instituição Acadêmica/Universitária
- Atuar como preceptor de Residência/Internato em Unidades da Rede de Saúde
- Participar de grupos de pesquisas nessas Instituições
- Ter publicações em periódicos/livros nas áreas de ensino, de educação em saúde, de especialidades em pediatria, de saúde infantil, da adolescência e materno-infantil
- Integrar equipe de Centros de Estudos de Órgãos da Saúde
- Atuar como membro de equipe do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) de órgãos ligados a educação em saúde, pesquisa, publicações de artigos científicos
- Ter experiência de atuação em Gestão da Saúde
- Ter experiência em avaliação/seleção de trabalhos científicos
Os avaliadores receberão orientações e formulário que será preenchido, sobre seu processo de trabalho avaliativo
Os avaliadores avaliarão os resumos de acordo com os critérios que foram pré-definidos pela comissão:
- Relevância do tema abordado
- Estrutura do trabalho de acordo com o modelo disponibilizado no site do Congresso e observação das normas da ABNT;
- Coerência da redação.
Ao final do formulário deverá ser atribuído um parecer final, deixando claro se o trabalho foi “aceito” ou “não aceito”.
Os trabalhos aceitos serão divulgados no site do Evento, conforme data já anunciada.
IMPORTANTE: Na categoria “aceito” serão registradas, notas aferidas: 8,0-9,0; 9,1-9,5 e >9,5 para revisão final da CTL, à qual cabe rever trabalhos com pontuação >9,5 ou >9,0, quando for necessário, com a finalidade de definir os três trabalhos classificados para as premiações